segunda-feira, 28 de junho de 2010

atividades pendentes do proinfo

Trabalho sobre Wikipédia
Aluna: Maria Nazidia Batista da Silva

Wikipédia é uma enciclopédia multilíngüe online livre, colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificações, visto que o conteúdo da Wikipédia está sob a licença GNU/FDL (ou GFDL).
O modelo wiki é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa através de navegadores comuns, tais como a Internet Explorer, Mozilla Firefox, Netscape, Opera, ou outro qualquer programa capaz de ler páginas em HTML e imagens. Este é o fator que distingue a Wikipédia de todas as outras enciclopédias: qualquer pessoa com acesso à Internet pode modificar qualquer artigo, e cada leitor é potencial colaborador do projeto.
A enciclopédia sem fins lucrativos, é gerida e operada pela Wikimedia Foundation. Está disponível em 257 idiomas ou dialetos com um total de 7,5 milhões de artigos dos quais 2,1 milhões de artigos são referentes à versão em língua inglesa (dados de 11 de Dezembro de 2007) e 351 185 artigos na versão em língua portuguesa (dados de seis de Janeiro de 2008). O número total de páginas ronda os 24 milhões e inclui imagens, páginas de usuários, páginas de discussão, categorias, predefinições, páginas de gestão dos projetos, etc. A versão alemã distribui-se também em DVD-ROM. Propõem-se, ainda, as idéias na versão anglófona, além de uma edição impressa.
Desde seu início, a Wikipédia tem aumentado firmemente sua popularidade e seu sucesso tem feito surgir outros projetos irmãos. Segundo o Alexa, a wikipédia está entre os quinze websites mais visitados no mundo .A popularidade também deve-se ao fato de muitas das páginas terem sido ou copiadas ou "forkiadas". Nas palavras do co-fundador Jimmy Wales, a Wikipédia é "um esforço para criar e distribuir uma enciclopédia livre e em diversos idiomas da mais elevada qualidade possível a cada pessoa do planeta, em sua própria língua”.
Contudo, o fato de qualquer um, especialista ou não, poder editar o conteúdo da Wikipédia tem gerado controvérsias. Algumas revistas e/ou enciclopédias rivais, tais como Encarta e Encyclopædia Britânica, têm criticado os artigos contidos na Wikipédia, que afirmam serem abordados de tal forma que condigam com a opinião da maioria e não com os fatos.





Trabalho sobre blog
Fazer um relato sobre o blog. Quais os pontos positivos e negativos de um blog
Aluna: Maria Nazidia
Durante estas duas ultimas semanas pude aprender a montar um blog. Fiquei muito empolgada e ansiosa ao mesmo tempo. Após terminarmos adorei a experiência, porém pude ver que não existe apenas o lado bom da coisa. Há pessoa que quererem raquear o seu blog, e não temos como impedir, então precisamos tomar cuidado. Existem “colegas” que podem colocar recados de mau gosto com o nosso nome e depois não tem coragem de admitir. E o último aspecto negativo é que algumas pessoas podem entrar no nosso blog e copiar a idéia do nosso trabalho sem dar os verdadeiros merecimentos ao responsável. No entanto há também o lado bom da coisa. O primeiro aspecto é que é uma forma de aprender e se divertir ao mesmo tempo. A gente pode conhecer coisas novas.


Trabalho sobre Síntese da Unidade 4: vídeo: Tecnologia e Metodologia
Aluna: Maria Nazidia Batista da Silva
Sabe-se que a tecnologia oferece melhoria no ensino e na aprendizagem. Ela proporciona múltiplas perspectivas as pessoas facilitando o processo de assimilação de conhecimento novo.
As mudanças estão sempre presentes e se fazem, cada vez mais, necessárias. Nunca estamos prontos, por isso, estamos em constante mudança.
Esse novo enfoque exige que os docentes se preocupem mais com o aluno, respeitando sua individualidade, seus estilos de aprendizagem.
Propiciando reflexão e participação ativa, a troca de experiências e conhecimentos, bem como o desenvolvimento de habilidades diversas.
Os recursos tecnológicos colaboram com um universo de informações, e técnicas que facilitam na comunicação, formação e na aprendizagem do cidadão.
Na verdade é necessário ser flexível, adaptar e transformar as demandas de aprendizagem, através das novas tendências tecnológicas e cientificas.
A tecnologia colabora com uma nova cultura de aprendizagem, com técnicas sedutoras que absorve e converte a aprendizagem em conhecimento.
Os avanços tecnológicos enriquecem, facilita e norteia todo desenvolvimento pedagógico. a informatização dos saberes exige um novo perfil de professor que utiliza a informática como matéria prima de construção de conhecimentos.

Trabalho sobre Pingo nos is.
Aluna: Maria Nazidia Batista da Silva

A importância das comunidades em rede
A internet é um meio de comunicação que vem crescendo a cada dia, tornando meio mais rápido e que a maioria da população está interagindo com a nova tecnologia pois a rapidez torna um meio acessível onde pode estar dentro dos noticiários do mundo inteiro através de um clicar. Temos que estar bem informado, aprofundar o conhecimento para que possamos repassar para os nossos educando o contato com essa ferramenta, eles são o alvo principal e o nosso futuro dependerá só deles. temos que estar preparando para o uso mais adequado, como manusear, pesquisar, criar e ter a sua autonomia enfim o texto mostra que não é só ser expectador e sim um grande aprendiz, portanto é fundamental aprimorarmos e interagirmos com essa tecnologia e também com esse novo ambiente de trabalho.
A tecnologia quando bem utilizada trás bons resultados na sala de aula , cabe ao docente saber e aplicar a metodologia correta a ser colocada em pratica para haver um progresso no decorrer da jornada, quando não bem aplicada pode prejudicar no desenvolvimento da aprendizagem.
O papel do professor é saber quando utilizar tecnologia intercalando com as antigas inovando dados atuais, trabalhando assim de diversas formas , fazendo comparações . Mas é preciso capacitar os docentes para os mesmos se qualifiquem e seu trabalho em sala de aula.

ATIVIDADE SOBRE O MITO DA TELINHA
ALUNA: MARIA NAZIDIA BATISTA DA SILVA


O Mito da Telinha – ou paradoxo do fascínio da educação medida pelo computador


A televisão e suas diversas mídias agregam novos conceitos e formas de comunicar idéias através do vídeo. As imagens conjugam idéias utilizando vários tipos de linguagens, o movimento das imagens, a luz, as emoções transmitidas pelos atores, os diálogos carregam informações e transmitem sentimentos que nos remetem a pensamentos, lugares e situações. Mas como essa linguagem visual da TV pode colaborar com o ensino? O ensino tradicional educa por meio da leitura e compreensão de textos, memorização de fórmulas, permitindo ao aluno elaborar conceitos através da linguagem e do raciocínio lógico, mas privilegia um determinado grupo de pessoas que dominam essas competências.
A TV com a beleza da imagem, os sons e músicas e a sensibilidade conjugada entre estes desperta o entendimento e o aprendizado com recursos audio-visuais que dão vida e sabor a conceitos antes considerados abstratos demais para serem comprendidos.
A educação tem acompanhado todos e quaisquer avanço no processo evolutivo da humanidade e, consequentemente da educação. Portanto, discutir essa evolução é indiscutível.
A reciclagem dos educadores nas mais diversas áreas tem ido fundamental par o desenvolvimento deste processo revolucionário no ensino e na vida cotidiana, no divertimento e, infelizmente no mal uso da avançada tecnologia que acompanha o desenvolvimento da educação e da comunicação.
A mediação entre o ensino tradicional e a informática, dentre outros, exerce um imenso fascínio sobre educadores e educandos, porém, cabe aos responsáveis saber como usá-los corretamente. Televisão e vídeo com a imagem, o som, os movimentos e outras coisas envolvidas na mídia, acionam e elevam todos os sentidos levando a uma melhor compreensão. Não seria diferente com o computador: o usuário é levado à um compreensãodo todo, da realidade, pois não só sua inteligência é aguçada, mas também suas emoções, seus sentido.
A informática vai mais longe: é interativa. Nos permite através de seus programas, softwares e etc, nos comunicarmos simultaneamente com o mundo inteiro no mesmo momento, evitando a passividade do vídeo e a,pliando os limites de comunicação. Além de podermos acrescentar figuras, vídeos, sons, etc.

Trabalho sobre a sintese do capitulo 3
Prática pedagógica e midias digitais.
Aluna: Maria Nazidia Batista da Silva

O Passo que é um método de Educação Musical criado por Lucas Ciavatta, está relacionado com a nossa vida, pois sempre temos que dar o primeiro passo, a cada nova situação. Esse Projeto tem como objetivo trabalhar com a música criando uma conexão entre o corpo e a mente, levando os alunos a se tornarem independentes, apropriando-se do conhecimento, consciente que necessitam de ferramentas para vencer os desafios, desenvolvendo sempre a sua criatividade.
Esse professor/educador realiza um trabalho que nos mostra que em nossa prática educativa devemos estar inovando, criando e recriando situações que facilitem irmos de encontro com nossos alunos. Para obtermos o resultado desejado, devemos valorizar as habilidades de cada um, elemento importante dentro do processo ensino-aprendizagem.
Dentro desse processo, devemos criar situações desafiadoras para que o aluno cresça perante cada desafio, e isso aos poucos se perceberá o seu crescimento perante as dificuldades da vida.
Para que esse trabalho seja cada vez mais significativo para o aluno, devemos ensiná-lo a se conectar com o mundo, para que saiba utilizar as novas tecnologias e aplicá-la no seu dia a dia, enriquecendo assim a sua vida
O aluno tem que estar apto a buscar sempre esse avanço, já que a Educação hoje em dia está sempre em constante transformação, para isso ele deve estar preparado para Ação X Reflexão x Ação.




Atividade sobre a síntese do texto 4

Aluna: Maria Nazidia Batista da Silva

Mito da Telinha ou Paradoxo do fascínio da educação mediada

O texto procura colocar em foco o uso das inovações tecnológicas pela educação que podem tomar rumos bem distintos, cheios de possibilidades, entretanto contendo também limites.
Desde a introdução da televisão (considerada uma das primeiras inovações tecnológicas) criou-se grande expectativas quanto aos benefícios que traria ao processo ensino-aprendizagem, explorando os diversos sentidos dos alunos, chamando sua atenção e gerando interesse para conteúdos que antes só ganhavam formas com a lousa e giz.
Com o passar do tempo, o uso, ou falta dele, da televisão provou que muitas vezes acaba por só transmitir informações, por mais que isto ocorra através de uma diversidade de mídias, não modificando a posição do aluno como mero receptor.
Com um mundo de expectativas também é recebido o computador, que em tese torna o aluno sujeito do processo, capaz de se apropriar de informações e de criar a partir delas, tendo ainda a internet como recurso que pode levar este conhecimento aos locais mais distantes.
A introdução desta nova ferramenta de aprendizagem na escola passa a ser vista como indispensável, e capaz de modificar os rumos da educação em busca do ganho de qualidade.
É fato que o computador pode colaborar e muito com o processo ensino-aprendizagem, mas até que ponto? Faz-se necessário ultrapassar o momento de sedução que o novo nos traz para uma análise crítica deste instrumento, que pode fazer do aluno o sujeito, bem como pode mantê-lo como mero receptor de informações.
Pode-se afirmar que o professor será a “chave” para o sucesso, ou fracasso, do computador na educação, pois ele será o mediador do processo, precisando ter capacitação para o uso e clareza em seu planejamento quanto ao objetivo pretendido diante da máquina, para que ela se torne uma facilitadora do desenvolvimento de seus alunos e cumpra seu papel de apoio e não de protagonista dentro do processo educativo.

Atividade sobre As sereias do ensino eletrônico

Aluna: Maria Nazidia Batista da Silva

As sereias são seres que seduzem, encantam, aprisionam e depois devoram suas presas.
O professor está sendo seduzido pelas novas tecnologias da comunicação e da informação.
Tem-se a impressão de que tudo o que foi ensinado, ou a forma como foi ensinado até agora será extinto e que quem não se adaptar as novas tecnologias para educação será excluído dessa profissão.
Mas será que o aluno será mesmo o grande beneficiado com essas novas tecnologias?
Em educação, atualmente, fala-se muito em interação e troca de informação entre professor e aluno, em estimular a criatividade desses. E para isso deseja-se que as novas tecnologias aplicadas a educação resolvam todos esses desafios.
Mas de nada adianta introduzi-las na educação se mantivermos regras, limites, proibições em seu uso.
Quanto mais confiamos nos alunos, quanto menos proibições existem no ambiente, quanto mais convivial é a atmosfera, mais eles demonstram responsabilidade, maturidade, motivação e interesse em aprender.

o computador por si só pode ser tanto uma contribuição positiva como negativa para o processo de ensino e aprendizagem, dependendo da forma como for utilizado. É dependendo do trabalho do professor que os alunos serão autônomos ou passivos demonstrando interesse ou desinteresse pela máquina. À este profissional converge a busca da superação do paradoxo da sedução. Paradoxo esse que pode ser desmitificado com a superação do deslumbramento que poderá se dar com a compreensão do mundo que nos é apresentado dentro dessa tecnologia.

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